Forum SOS Amamentação

Bem vindo ao Fórum da SOS Amamentação. Para colocar questões, clique na imagem cor de rosa em baixo ou vá à nossa página da SOS Amamentação no Facebook.

Pode acontecer os voluntários não responderem atempadamente. Se tiver alguma dúvida urgente ou que veja que não foi respondida, por favor contacte os voluntários de serviço (24horas), cujos números se encontram disponíveis na página inicial.

Participe!


SOS Amametação na HealthUnlocked



Em baixo pode também aceder ao fórum antigo.

 
  Forum  Forum SOS  Questões sobre ...  Aumento de peso insuficiente
Anterior Anterior
 
Seguinte Seguinte
Nova Mensagem 05-09-2008 12:54
  FM
5 tópico(s)
sem Classificação


Aumento de peso insuficiente  (Portugal)

Bom dia a todas as mamãs!

Hoje escrevo porque estou um pouco em baixo...

Fui pesar a minha Helena que faz 5 meses amanhã e o aumento foi muito pouco...

Eu escrevi-vos a semana passada e obtive a ajuda necessária para manter a amamentação em exclusivo apesar de estar a trabalhar. Eu sei que não existe tabelas e que, na área dos bebés, se eles estiverem bem dispostos, tudo é "normal" mas desta vez convenci-me que o aumento não tinha sido suficiente e penso introduzir na segunda feira leite artificial por meu grande desgosto!!!

A Helena nasceu no percentil 30/35 mais ou menos (com 38 semanas) e rapidamente passou para percentil 50. Pesada aos 4 meses, tinha passado ao percentil 25, tendo engordado apenas 320 gramas num mês (entre o 3º e o 4º). Associei isso a uma fase de muito cansaço e nervosismo da minha parte mas o meu problema é que este mês voltou a engordar apenas 340gramas (não atingindo já realmente o percentil 25, deve rondar o 20).

Em conversa anterior, pareceu-me perceber que a média seria por volta das 500 gramas por mês.

Fico a aguardar conselho

Obrigada

Fátima

 
Nova Mensagem 05-09-2008 14:56
  Cassy
79 tópico(s)
8th Level Poster


Re: Aumento de peso insuficiente  (Portugal)

Olá Fátima, parabéns pela bebé e pela vontade de manter a amamentação em exclusivo até aos 6 meses.

Os bebés não são todos iguais e cada um tem o seu próprio ritmo. O meu bebé enquanto foi amamentado em exclusivo, andava sempre no percentil 75, agora que já faz 3 refeições de sólidos está no percentil 25, apesar de ser um bebé saudável e bastante activo. Daqui concluí que o "culpado" pelo menor aumento de peso não é o meu leite, mas sim outros factores, os dentinhos, as constipações, as viroses, .... Acho que deves contactar urgentemente uma das voluntárias, e explicares todos os pormenores.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Cassy

 
Nova Mensagem 05-09-2008 16:38
  Rita Penteado
874 tópico(s)
2º




Re: Aumento de peso insuficiente  (United Arab Emirates)

Olá Fátima.
Antes de mais queria dar-lhe os parabéns pelos 5 meses de amamentação e por ter continuado a amamentar apesar de ter começado a trabalhar.
Muitas vezes acontece os resultados não serem como esperávamos, mas como eu costumo relembrar ás mães, não há situações irreversíveis em amamentação. Pequenas alterações podem alterar em muito os resultados.Temos muitos exemplos de crescimentos muito variados dos bebés. 
O aumento de peso e os percentis podem ter a ver com inúmeros factores, como a quantidade de mamadas que dá por dia, se está a tomar alguma medicação que iniba a produção de leite, quantas horas passa com o bebé, entre outros.

As 500 gr não são a média, são apenas um valor indicativo, mas para melhor referencia, vou colocar aqui a tabela. A partir do 3º ou 4º mês os bebés diminuem o ritmo de crescimento. E o percentil é um intervalo de valores, e houve uma muito ligeira diminuição no caso da Helena. Se a bebé nasceu no percentil 30 ou 35, é natural que não tenha um ritmo de crescimento para os 50 ou 75. A bebé não mudou de intervalo de percentil (existem 4 intervalos: 25, 50, 75 e 100). Nasceu entre o 25 e o 50 e assim se mantém, o que é um indicador de crescimento estável. De qualquer forma o mais importante é a mãe sentir que a bebé está a receber leite em quantidade suficiente.

Idade do bebé Aumento médio peso por semana
até ao 3º ou 4º mês de vida 113 a 227 g/semana
entre o 4º e o 6º mês de vida 85 a 142 g/semana
entre o 6º e o 12º mês de vida 42 a 85 g/semana

Ia-lhe pedir que, antes de tomar qualquer decisão ou iniciar uma alteração na alimentação da bebé, ligasse à voluntária Isabel Rute. Assim, a decisão que tomar será feita tendo em conta todos os factores que envolvem a amamentação e alimentação do bebé e mesmo todos os aspectos que podem ser melhorados. Às vezes, pequenas diferenças como aumentar uma mamada por dia, ou retirar um medicamento podem fazer a diferença para um aumento de peso bastante elevado. O telefone da Isabel é o 934 169 466. Espero que lhe ligue.

Obrigada,
Rita Penteado.

 

 


Rita Penteado Conselheira em Aleitamento Materno Voluntária da SOS Amamentação Responsável Site e Fórum SOS Amamentação
 
Nova Mensagem 08-09-2008 10:15
  FM
5 tópico(s)
sem Classificação


Re: Aumento de peso insuficiente  (Portugal)

Bom dia,

Hoje é segunda feira de manhã e tudo me parece mais cor de rosa... Estou cheia de força com a minha bombinha ao lado!

Como combinado falei com a Voluntária Isabel e fui muito bem "recebida"... Confirmou o teor da resposta da Rita e basicamente não entendia bem qual era o meu problema porque achava o aumento de peso muito razoável!

Chegamos à conclusão que poderia tentar aumentar o número de mamadas quando estou com a Helena e estou a tentar dar-lhe o peito de 2h30 em 2h30 ou no máximo de 3h em 3h. Até irá facilitar o aumento de leite para extracção durante a semana de trabalho.

Ao contrário do que esperaria a Helena parece mamar mais assim... pensava que mais lhe desse menos ela teria fome e menos mamaria em cada mamada... pelo contrário está menos enervada quando chega ao peito e fica mais tempo em cada mamada a "aproveitar" o miminho.

Só pretendia agradecer e deixar este testemunho às mamãs que virão a precisar de ler este tema "aumento de peso insuficiente"... Os nossos bebés são únicos (isso já sabíamos ao ver os seus sorrisos...) e se virmos que eles se estão a desenvolver bem e que tem aquele ar de bebé feliz, então não há dúvida: estão a aumentar ao seu ritmo!!!

Mais uma vez obrigada pela ajuda e apoio

Muitos beijinhos a todos esses bebés maravilhosos!

Fátima

 
Anterior Anterior
 
Seguinte Seguinte
  Forum  Forum SOS  Questões sobre ...  Aumento de peso insuficiente

Parcerias

Consulte

© 2014 SOS Amamentação
Privacidade | Condições de Utilização