Forum SOS Amamentação

Bem vindo ao Fórum da SOS Amamentação. Para colocar questões, clique no botão cor de rosa em baixo ou vá à nossa página da SOS Amamentação no Facebook.

Pode acontecer os voluntários não responderem atempadamente. Se tiver alguma dúvida urgente, ou que veja que não foi respondida, por favor contacte os voluntários de serviço (24horas), cujos números se encontram disponíveis na página inicial.

Participe!



SOS Amametação na HealthUnlocked



Em baixo pode também aceder ao fórum antigo.

 
  Forum  Forum SOS  Questões sobre ...  chora MUITO enquanto mama :(
Anterior Anterior
 
Seguinte Seguinte
Nova Mensagem 18-10-2009 15:55
  marta_gu
3 tópico(s)
sem Classificação


chora MUITO enquanto mama :(  (Portugal)

Olá!
Sou mãe de uma menina, a Camila, com pouco mais de 1 mês e meio, e desde há cerca de 3 semanas que enfrento um problema cuja solução não faço ideia qual será! Preciso mesmo da vossa sábia ajuda...
A minha filha, desde que nasceu, nunca foi grande adepta de permanecer muito tempo na mama (ao contrário do meu primeiro filho que, se eu deixasse, ficava a mamar ou no miminho do contacto próximo com a minha pele todo o dia ;) ). No entanto, e apesar de se alimentar apenas durante 5 minutos em cada mamada, na última consulta médica verificou-se que a Camila aumentou de peso. O pediatra acha que é pelo facto de a bebé ter um bom poder de sucção e por isso sente-se saciada rapidamente. Mas, como já referi, há cerca de 3 semanas atrás, passado 1 minuto (e às vezes nem tanto!) que está na mama, chora desalmadamente, aflitíssima, e apenas se acalma se lhe der a chupeta, à qual até nem dá grande importância, normalmente. E sei que não se trata de cólicas! Tem sido muito angustiante para mim esta recusa da mama, pois tenho muito leitinho e queria continuar a amamentar em exclusivo. Claro que não estou a fazer as 3 horas de intervalo entre as mamadas, a menos que assim se proporcione, pois receio que ela baixe de peso. E assim passo o dia: a tentar dar-lhe umas gotinhas de leite de cada vez, a ouvi-la chorar desesperadamente,... As únicas mamadas em que não faz isto são as duas efectuadas de madrugada, talvez por estar ensonada. Mama os tais 4/5 minutos, apenas numa mama, e não chora. Tenho tentado, desde há 2 dias, tirar esporadicamente leite com a bomba e oferecê-lo no biberão. Aceita-o, mas apenas bebe 40 a 60ml. Não é muito pouco? Não faço ideia qual é a quantidade desejável para a sua idade... É desgastante estar constantemente a esterilizar tanta coisa e não é nada confortável a extracção do leite desta forma, mas eu já nem sei o que tentar mais!
Conhecem mais algum caso assim, em que os bebés se recusem a mamar e dêem preferência à chupeta?! Poderão dar-me alguma solução melhor? Tenho tanta pena que um momento que deveria ser de prazer para ambas se tenha tornado num verdadeiro tormento.
Agradeço toda a ajuda que puderem oferecer.

Muito obrigada,

Marta

 
Nova Mensagem 21-10-2009 12:01
  Helena
711 tópico(s)
3º


Re: chora MUITO enquanto mama :(  (Portugal)

 Olá Marta!

Muitos parabéns pelo mês e meio de amamentação da sua filha Camila. Compreendo que se sinta muito confusa e frustrada, a situação que descreve não deve estar a ser nada fácil de enfrentar. É positivo que a sua filha seja activa ao ponto de em 5 minutos conseguir extrair todo o leite que precisa, mostra que é um bebé muito activo e eficiente.

O comportamento que descreve pode dever-se a várias razões:

- a sua filha pode preferir mamadas muito curtas e mais frequentes, por exemplo, mamar um minuto de meia em meia hora. Se for esse o caso pode experimentar esse regime (respondendo aos pedidos do bébe, a meia hora foi apenas um exemplo, dar sempre que o bébe quiser é que é o ideal), pode ser que ela assim fique mais feliz e desde que aumente adequadamente de peso nada se pode apontar, cada criança é um individuo único e devemos respeitar as suas características. O facto da sua filah não querer muito leite pelo biberão poderá indicar que realmente prefere mamar e fica satisfeita em pouco tempo, não precisa do biberão para nada :);

- O seu reflexo de ejecção o leite (o repuxo de leite que sai da mama a seguir aquela sensação de aperto ou formigueiro que normalemente se sente) pode ser muito forte. Assim sao tanto leite e tão depressa que a bébe não consegue engolir, engasga-se e fica assustada e com medo de mamar mais. Se fôr este o caso, costuma ajudar extrair um bocadinho de leite manualmente ou com bomba imediatamente antes de pôr o bébe ao peito, assim quando o leite sair já não será com tanta força. Dar de mamar recostada para trás (numa poltrona reclinável ou na cama com algumas almofadas) também poderá ajudar pois quando as mamas ficam achatadas com a gravidade já não costuma haver tanta tendência para o elite sair com tanta força. Se fôr este o caso costuma ser uma situação passageira enquanto se dá a adequação da produção de leite às necessidades do bébe. Com o tempo e usando estas estratégias a situação costuma melhorar;

- Algum alimento que a mãe ingere e que passa em pequenissimas quantidades no leite poderá estar a causar alergia ao bébe. O Dr Carlos González descreve que esta situação pode ser muito dolorosa, o leite arde na boca e esófago do bébe, daí o comportamento do bébe ser tão vigoroso.O maior culpado por este tipo de alergias normalmente é o leite de vaca e derivados. Pode experimentar durante uma semana a 10 dias excluir o leite de vaca, lacticinios e alimentos com leite nos seus ingredientes (convém ler os rótulos, há bolachas, caldos de temperar, etc que levam leite). Se o comportamento do bébe melhorar poderá ser realmente isso. Pode ainda ser alergia ao peixe, cereais, cítrinos... no entanto só se deve excluir um tipo de alimento de cada vez qd se procura por 1 tipo de alergia.

Como o seu bebé ainda é pequeno sugiro que telefone de qq forma para um voluntário (os .n.os estão na home page do site) de forma a encontrar apoio.

Cumprimentos,


Helena Cepeda - Voluntária do SOSamamentação Lilypie Breastfeeding tickers Núcleo do SOS amamentação do Faial
 
Nova Mensagem 22-10-2009 11:42
  marta_gu
3 tópico(s)
sem Classificação


Re: chora MUITO enquanto mama :(  (Portugal)

 

Muito obrigada, Helena! Q dicas preciosas!... Vou po-las em pratica ; começava a sentir-me tão incapaz de resolver esta situação! :( Continuo a resistir ao leite artificial. Na Segunda-feira estive quase para ir a farmácia mas curiosamente ela mamou melhor! Mas a partir do dia seguinte o tormento voltou e se eu afirmava q não se devia as cólicas, agora ate já coloco essa hipótese, apesar da minha bebe fazer coco mt bem e conseguir libertar ar intestinal com muita frequência. Durante a madrugada de hoje mamou mt bem mas esta manha esta a ser critica!!! Procura o mamilo furiosamente e qd começa a mamar, larga-o e agita as pernas e os braços, grita e só sossega se me levanto com ela. Outra coisa q reparo e q independentemente da mamada ser de breves segundos, a Camila arrota cavernosamente :D Nunca me tinha ocorrido o facto dos "jactos" de leite perturbarem os bebes... Realmente, ela ate costuma engasgar-se as custas disso... Mas de noite não se incomoda! Porque será?! Ela continua a manter uma excelente vitalidade. Enqt assim se mantiver, continuarei neste dia-a-dia não mt fácil mas com esperança q se trate apenas de uma fase... Mais uma vez agradeço a atenção e deixo mts beijinhos.
 
Nova Mensagem 22-10-2009 15:27
  Helena
711 tópico(s)
3º


Re: chora MUITO enquanto mama :(  (Portugal)

 Olá novamente!

Com muita paciência, tentando várias estratégias para ir lidando com a situação vai ser uma fase que conseguirá ultrapassar na certa. Não digo que seja fácil lidar com um bébe nessas circunstâncias, mas devemos pensar que não há de ser assim para sempre, a sua persistência será compensada. Aqui encontrará sempre apoio e ânimo enquanto precisar. O seu leite é muito melhor que qualquer leite de farmácia, até porque se se vier a verificar que a sua bebé tem qualquer intolerância ao leite de vaca, o leite de fórmula, poderá prejudicá-la muito. O leite da sua mamã é sem dúvida o melhor e mais seguro.

As ditas "cólicas", ou o choro intenso do bebé nas primeiras semanas, podem ter outras causas que não as digestivas. O bebé pode sentir-se demasiado estimulado pelo ambiente e por isso reagir  ficando muito agitado. Ou pelo contrário, pode sentir que precisa de mais estimulação (geralmente contacto físico com a mãe). Algo que costuma ajudar um pouco é transportar os bébes junto ao corpo da mãe durante algumas horas por dia. Se tiver possibilidade de adquirir ou que lhe emprestem uma mochila porta-bébes ergonómica, um pano ou um sling, isso talvez possa ajudar a sua filhota a gerir melhor os estímulos que recebe.

Os bebés a mamarem na mama, se a pega estiver bem feita, fazem vácuo e como na mama não há ar não costumam ter muito que arrotar. A sua filha pode estar a ingerir ar quando chora antes de mamar ou se ela realmente se engasga e debate, nessa altura da mamada. Tente pôr em prática alguns dos conselhos referentes a moderar um pouco reflexo inicial de ejecção do leite a ver se ela se sente melhor. Procure estar sempre calma antes de lhe dar de mamar, é importante para o bébe não sentir que a mãe está demasiado ansiosa. Pense assim, se não correr bem agora há de correr melhor mais tarde, leve as coisas com calma. Aquecer um pouco a mama antes e até durante a mamada, juntamente com retirar algum leite manualmente antes do bebé pegar na mama também poderá ajudar.

É frequentel as mamadas nocturnas, costumam correr melhor que as diurnas, o bébe e a mãe estão mais calmos e há menos estímulos no ambiente a criarem confusão.Se lhe dá de mamar deitada ou reclinada à noite tb pode ser uma das razões porque essas mamadas correm melhor (estou só a pôr essa hipótese). 

Beijinhos tb às duas.

 


Helena Cepeda - Voluntária do SOSamamentação Lilypie Breastfeeding tickers Núcleo do SOS amamentação do Faial
 
Anterior Anterior
 
Seguinte Seguinte
  Forum  Forum SOS  Questões sobre ...  chora MUITO enquanto mama :(

Parcerias

Consulte

© 2014 SOS Amamentação
Privacidade | Condições de Utilização